Tudo sobre TIF EsophyX
O EsophyX é um dispositivo médico inovador para o tratamento da doença do refluxo gastroesofágico crônico.
O que é TIF EsophyX
Um dos principais benefícios do TIF, além da possibilidade de voltar a ingerir alimentos e bebidas que antes causavam desconforto, é a autonomia do paciente sobre o uso medicamentoso de medicamentos da família do omeprazol.
Ou seja, eles se veem mais livres para comer e beber o que gostam, e livres da dependência constante dos medicamentos reguladores.
Como funciona
O dispositivo EsophyX com fixadores SerosaFuse® e acessórios são indicados para uso na aproximação de tecido transoral, plicatura de espessura total e ligadura no trato gastrointestinal, indicados para o tratamento da DRGE crônica sintomática em pacientes que necessitam e respondem à terapia farmacológica. Também é indicado para estreitar a junção gastroesofágica e reduzir o tamanho da hérnia hiatal ≤ 2 cm. Pacientes com hérnias de hiato maiores que 2 cm podem ser incluídos. O procedimento pode reduzir uma hérnia hiatal pequena e cria uma válvula entre o esôfago e o estômago para restaurar a fisiologia e a anatomia natural para evitar o refluxo. Como o procedimento é sem incisão, há redução da dor, menor tempo de recuperação e nenhuma cicatriz visível. Estudos recentes mostram que o TIF pode reduzir a dependência do uso de medicações em 80 % dos pacientes que permaneceram livre de seus medicamentos diários e experimentam uma melhoria expressiva na qualidade de vida.
Quais os benefícios
A abordagem, chamada Fundoplicatura Transoral sem incisão (TIF) tem o potencial para tratar pacientes que não se beneficiam da medicação diária conhecida como inibidores da bomba de protões (IBP). O procedimento TIF recria a barreira anti-refluxo entre o esôfago e o estômago e é realizada via trans-oral (endoscopia tradicional terapêutica).
Reduz em 75% a dependência de medicamentos.
É necessária uma avaliação completa do paciente para determinar se este procedimento é indicado ao paciente.
PARA QUEM É INDICADO
Geralmente se recomenda a intervenção cirúrgica a pacientes que possuem um quadro avançado do refluxo gastroesofágico.
PARA QUEM NÃO É INDICADO
Somente com uma avaliação especializada é possível saber se o nível de refluxo se enquadra à cirurgia.
Não foram apresentados até o momento nenhum efeito colateral e ou riscos à saúde dos pacientes que se submetem ao procedimento.
Como é o procedimento
Esophyx, implantado entre o esôfago e o estômago por meio de um procedimento endoscópico denominado TIF (do inglês Transoral Incisionless Funduplication, ou Procedimento Transoral de Funduplicatura). O dispositivo já é amplamente usado nos Estados Unidos (aprovado pelo FDA em 2007) e Europa. Estudos clínicos com acompanhamento de 3 anos apontam que 75% dos pacientes ficam livres da medicação e 82% tem a esofagite completamente cicatrizada. Dessa forma, o Tratamento TIF Minimamente Invasivo pode ser uma solução segura e eficaz no tratamento do seu refluxo!
Recuperação do Paciente
O paciente pode sentir um pequeno desconforto nos primeiros dias pós procedimento, que diminuem gradualmente.