Tudo sobre Balão Deglutível
O mais avançado tipo de Balão Gástrico, vem em forma de uma pequena cápsula, sendo ingerido pelo paciente apenas com auxílio de um copo de água e inflado posteriormente.
O que é Balão Deglutível
O procedimento é o mesmo do que tomar uma pílula de vitamina, mas com a supervisão de um médico, já que é usado um pequeno tubo anexo por onde será inflada após chegar ao estomago. Depois que o balão é inflado, o tubo é removido, deixando o balão no estômago.
Como funciona
A pílula é composta por um balão de material vegano, que será colocado no estômago e inflado com 550ml de água permanecendo lá por um período de 12 semanas. A recolocação de outros balões pode ser adaptado ao progresso da perda de peso da pessoa se necessário. Cada balão está contido em uma cápsula ou comprimido, ligado a um pequeno tubo que é usado para inflar o balão uma vez no estômago. Este tipo especial de balão não necessita de uma nova intervenção para sua retirada, pois por ser produzido com material vegano, é absorvido pelo estômago naturalmente após o periodo de tratamento.
Quais os benefícios
O Balão gástrico auxilia na perda de peso uma vez que oferece ao paciente uma sensação de saciedade mesmo com a ingestão de uma quantidade reduzida de alimentos. Da mesma forma age psicologicamente reduzindo a sensação de fome durante o dia.
Perca de 40% a 60% do excesso de peso
Nos tres dias que antecedem o procedimento, ingerir 3 litros de àgua. No dia anterior, almoçar normalmente mas no jantar ingerir apenas uma sopa leve. No dia do procedimento, ingerir apenas liquidos.
PARA QUEM É INDICADO
Assim como a indicação do balão intragástrico é mais frequentemente realizada para pacientes com índice de massa corpórea (IMC) entre 27 e 32 Kg/m². Outros cenários podem levar a opção por este método, como recurso pré-operatórios para IMC > 50.
PARA QUEM NÃO É INDICADO
A colocação do balão gástrico não é recomendado para pessoas que possuem hérnia de hiato com mais de 5 cm, úlcera estomacal ou duodenal ativa, doença inflamatória intestinal, neoplasia gastrointestinal ou alterações orofaríngeas.
A colocação de balão intragástrico para emagrecer, pode provocar náuseas, vômitos e dor na barriga durante a primeira semana, enquanto o organismo se adapta à presença do balão. Em casos mais raros, o balão pode romper e ir para o intestino, podendo provocar a sua obstrução e, provocando sintomas como barriga inchada, obstipação e urina esverdeada. Nestes casos, deve-se ir imediatamente ao hospital para remover o balão.
Como é o procedimento
Segundo o fabricante, o procedimento leva cerca de 15 minutos e não é necessária sedação ou anestesia. Uma dieta especial é seguida por três dias depois, consistindo de líquidos claros apenas no primeiro dia e alimentos moles apenas no segundo dia, com a maioria das pessoas podendo comer alimentos sólidos no terceiro dia.
Recuperação do Paciente
O paciente pode voltar as suas atividades normais da mesma forma que no método tradicional, ou seja em apenas 2 dias, desde que seguidas as orientações sobre sua alimentação.