ENDOdiagnostic

Balão Gástrico

Balão intragástrico, também chamado de balão gástrico, é o tratamento da obesidade que utiliza uma prótese de silicone na forma de um balão.

Tudo sobre Balão Gástrico

Balão intragástrico, também chamado de balão gástrico, é o tratamento da obesidade que utiliza uma prótese de silicone na forma de um balão.

Spatz | Adjustable Gastric Balloon

O que é Balão Gástrico

O balão gástrico, também conhecido por balão intra-gástrico ou tratamento endoscópico da obesidade, é uma técnica que consiste na colocação de uma prótese em forma de balão no interior do estômago.

Seu objetivo é ocupar 50 a 70% do espaço para se alimentar, assim como promover a sensação de plenitude e saciedade prolongada, de forma que a pessoa tende a comer ⅓ a ½ do prato atual, com frequência de 3 em 3 horas, o que favorece a perda de peso.

Por isso, podemos definir que o balão gástrico é um excelente acelerador de perda de peso, sem passar fome. Ainda assim, gera um efeito de reeducação alimentar, facilitando a construção de hábitos saudáveis e mais facilidade na manutenção do peso perdido após sua retirada.

A colocação do balão intra-gástrico é um procedimento considerado minimamente invasivo, pois é colocado com auxílio de endoscopia digestiva alta e sedação anestésica de rápida duração, sendo assim um método seguro, eficaz e sem a necessidade de internação hospitalar.

O método não realiza qualquer tipo de cirurgia, cortes ou amputação definitiva do órgão, por não se tratar de cirurgia bariátrica.

Além disso, o método é considerado temporário, pois o dispositivo deve ser retirado em prazo estabelecido de 6 a 12 meses, conforme o tratamento definido do tipo de balão gástrico escolhido, em decisão conjunta do médico especialista e do paciente. Lembrando que o balão pode ser recolocado quantas vezes forem necessárias, até que a perda de peso e reeducação alimentar sejam atingidas.

Como funciona

O Balão Gástrico tem a função de ser um importante acelerador de perda de peso, gerando resultados superiores a 3 a 5 vezes do que se perde em uma dieta normal, segundo estudos científicos.

Isso acontece porque a prótese preenche parcialmente o volume do estômago. Quando o impulso da fome acontece a nível cerebral, o paciente ingere uma quantidade duplamente inferior a um prato alimentar comum para obter saciedade precoce.

Além disso, a presença da prótese aumenta o tempo de digestão alimentar, já que funciona como uma barreira física, que lentifica o esvaziamento gástrico. Isso faz com que o paciente coma um pequeno volume e fique mais tempo saciado.

O resultado final é uma dieta hipo-calórica bem sucedida, sem passar fome ou grande restrição. Os resultados podem chegar de 10 a 30kg, dependendo do excesso de peso para cada paciente.

Seguindo corretamente os protocolos e acompanhamento multidisciplinar com nutricionista e psicólogo, o paciente pode perder até 100% do seu excesso de peso, atingindo seu objetivo e faixa de peso saudável.

Quais os benefícios

O Balão gástrico auxilia na perda de peso, uma vez que oferece ao paciente uma sensação de saciedade mesmo com a ingestão de uma quantidade reduzida de alimentos. Da mesma forma, age psicologicamente reduzindo a sensação de fome durante o dia.
Além disso, apresenta o efeito de reeducação alimentar, obrigando o paciente a organizar os horários alimentares e comer de 3 em 3 horas.

Ainda existe uma outra indicação interessante ao tratamento. O balão possui indicação para pacientes super obesos (IMC > 50), como ponte de preparação para poder realizar a cirurgia bariátrica, reduzindo em 5 vezes os riscos cirúrgicos para esse grupo.

A opção não cirúrgica é uma escolha do paciente. O protocolo mundial de tratamento da obesidade preconiza que todos os pacientes busquem resultados de emagrecimento e reeducação alimentar da forma menos agressiva possível.

Por isso, todos deveriam tentar a dieta, medicamentos e posteriormente o Balão Gástrico e Gastroplastia Endoscópica, antes de se submeter a uma cirurgia bariátrica mais agressiva, definitiva e sem garantia de perda e manutenção de peso a longo prazo.

ENDOdiagnostic

Perca até 100% do seu excesso de peso

Nos três dias que antecedem o procedimento, busque equilibrar sua alimentação e já comece a fugir das besteiras alimentares. Se conscientize do processo de emagrecimento e reeducação alimentar que estará enfrentando. Deseje uma mudança de estilo de vida como um todo, e não apenas mais um emagrecimento. Tanto o balão gástrico como nosso equipe multidisciplinar estarão te auxiliando nesse processo de transformação de vida.

Por isso, solicitamos que faça um atendimento antes da colocação só procedimento com nosso nutricionista bariátrico e psicólogo. O time irá definir as metas saudáveis e objetivos do tratamento contigo, de forma individualizada.


PARA QUEM É INDICADO

Inicialmente a indicação do balão intra-gástrico é mais frequentemente realizada para pacientes com índices de massa corpórea (IMC) a partir de 27 Kg/m², ou seja, pacientes com sobrepeso. E obviamente continua sendo indicado para IMC acima de 30, obesidad

PARA QUEM NÃO É INDICADO

A colocação do balão gástrico não é recomendado para pequenos e raros grupos de pessoas. Dentre eles, pessoas que possuem hérnia de hiato com mais de 5 cm, úlcera gástrica ou duodenal ativa e não tratada, neoplasia gastrointestinal ou pacientes que realiz

A colocação de balão intra-gástrico para emagrecimento pode provocar náuseas, vômitos e dor abdominal durante os primeiros 3 dias, enquanto o organismo se adapta à presença do balão. Mesmo assim, temos um protocolo medicamentoso individualizado para o pleno conforto dos nossos pacientes. Por isso, pedimos um tempo de recuperação e descanso das atividades diárias de apenas 3 dias. Além da adaptação à prótese, o paciente também inicia uma adaptação alimentar, que requer uma dieta progressiva líquido pastosa por 30 dias. O paciente precisa reaprender a ingerir alimentos com a nova condição da presença do balão no estômago. Isso favorece absolutamente uma rápida e poderosa perda de peso logo no primeiro mês de tratamento. Pacientes perdem em média 5 a 7 quilos, podendo ultrapassar esses números até 10 ou 12 quilos no 1o mês, de acordo com o excesso de peso inicial de cada um. Nossa equipe médica de especialistas estará sempre à disposição para o acompanhamento ao longo de todo o tratamento. Assim como 24 horas a postos para qualquer necessidade de suporte.

Detalhes do Procedimento

O balão intra-gástrico é uma esfera de silicone preenchida com uma solução salina, que ocupa parte do volume gástrico. O balão vai agir basicamente de duas maneiras:

Diminuindo o “espaço do estômago”.
Ingere-se menor quantidade de alimentos, não interferindo na produção dos hormônios grelina e leptina, fazendo com que o paciente se sinta saciado mais rapidamente.

Aumentando o tempo de saciedade.
Como o balão se transforma em uma barreira física, o tempo de esvaziamento gástrico lentifica, aumentando a duração da digestão com pouco volume ingerido. Isso faz com que o paciente coma menos e demore mais para sentir fome novamente. Além de obrigar a comer regularmente a cada 3 horas, promovendo reeducação alimentar.

Como é o procedimento

A colocação do balão intra-gástrico demora em média 15 a 20 minutos de endoscopia com sedação anestésica apenas. Por isso, o paciente não precisa ficar internado. Apenas deve passar por um leve repouso de 1 hora na sala de recuperação, antes de ter alta e regressar à sua casa.

Sempre optamos em realizar nossos procedimentos em ambiente hospitalar, como preconiza a ANVISA e vigilância sanitária, para maior segurança dos nossos clientes.

Antes de iniciar o procedimento, a pessoa é sedada para proceder à colocação do balão gástrico. Após a sedação, a prótese é introduzida pela boca até o estômago, através do endoscópio: uma micro câmera que permite observar o interior do estômago e a localização do balão.

Após sua introdução, o balão é preenchido com soro fisiológico e azul de metileno, utilizado há anos na medicina, que serve para tornar a urina azul ou esverdeada, em caso de vazamento parcial da prótese.

Isso garante toda segurança do método, já que o alarme se torna imediato e a sua troca pode ser realizada em até 1 a 2 semanas, sob garantia do fornecedor.

Para garantir o melhor emagrecimento e os resultados do tratamento, é muito importante seguir a dieta individualizada e orientada por nosso time de nutricionistas, de baixa caloria, e que deverá ser adaptada no primeiro mês após o procedimento. Agende sua consulta com um dos nossos especialistas e saiba mais detalhes do procedimento.

Recuperação do Paciente

O paciente é submetido ao procedimento endoscópico de colocação do balão intra-gástrico sob sedação.
Logo em seguida, já pode ir para casa após 1 hora de repouso e recuperação. Três dias depois em média, o paciente já pode voltar às atividades profissionais e rotina de vida.

As atividades físicas estarão liberadas 5 a 7 dias após, sem nenhuma restrição ao longo do tratamento.

Fale Conosco Agendar Consulta