ENDOdiagnostic

Plasma de Argônio

O método é indicado para pacientes que iniciaram o reganho de peso, ou que interromperam a perda de peso ainda apresentando índices de obesidade.

Tudo sobre Plasma de Argônio

O método é indicado para pacientes que iniciaram o reganho de peso, ou que interromperam a perda de peso ainda apresentando índices de obesidade.

Dr. Flávio Ramos | Co-Fundador da ENDOdiagnostic

O que é Plasma de Argônio

Trata-se de uma cauterização da nova ligação entre o estômago reduzido e o intestino delgado (anastomose Gastro-jejunal) feita com o gás argônio. Esse tratamento é feito para aqueles que realizaram a Cirurgia de Redução do Estômago previamente, promovendo novamente a redução do diâmetro da anastomose, que aumentou de diâmetro após o procedimento. Dessa maneira, o paciente que havia parado de perder ou voltado a ganhar peso, volta a apresentar novamente a saciedade alimentar precoce com baixa ingestão de alimentos, já que o organismo volta a apresentar restrição para a comida.

Como funciona

Trata-se de um procedimento feito por Endoscopia Digestiva Alta e sedação venosa. Realiza-se a fulguração (cauterização) endoscópica na anastomose cirúrgica, a fim de reduzi-la novamente ao tamanho ideal para perda de peso e reinício do tratamento com supervisão da equipe multidisciplinar.

O procedimento dura em média 10 a 15 minutos, de acordo com o tamanho do novo estômago (coto gástrico) de cada indivíduo.

São necessárias em média 3 sessões, de acordo com a resposta do organismo de cada indivíduo. Recomenda-se o controle endoscópico a cada semestre inicialmente, espaçando para acompanhamento anual a seguir. De acordo com o quadro clínico e sintomas nutricionais.

Quais os benefícios

O Plasma de Argônio é atualmente uma das técnicas mais sofisticadas para a redução do anel que controla a passagem do alimento processado no estômago para o trato intestinal (anastomose).

O procedimento promove microlesões controladas na mucosa gastrointestinal reduzindo o seu calibre em um processo de contração natural causado pela cicatrização do tecido. Com isso, o esvaziamento gástrico é retardado e a saciedade alimentar do paciente torna-se mais precoce e duradoura.

ENDOdiagnostic

Retomada da perda de peso pós-cirurgico

Ter passado por cirurgia bariátrica e apresentar reganho de peso.

PARA QUEM É INDICADO

O método é indicado para pacientes que iniciaram o reganho de peso mesmo após a cirurgia bariátrica. O Plasma de Argônio começa a ser indicado, em média, com tempo mínimo de 12 a 24 meses após a cirurgia.

PARA QUEM NÃO É INDICADO

Apesar de não existir contraindicação absoluta, não indicamos o tratamento caso a anastomose entre o estômago e o intestino esteja justa, ou seja, medindo 1,0 cm ou menos.

Apesar de ser um procedimento ambulatorial, ou seja, sem a necessidade de internação hospitalar, a equipe Endodiagnostic busca oferecer excelência em segurança em todos os seus procedimentos. O mais indicado é que seja realizado em ambiente hospitalar com todo o aparato necessário para o exame ser feito minimizando seus riscos. A liberação para casa ocorre em aproximadamente 1 hora após a realização do exame.

Detalhes do Procedimento

O propósito do tratamento endoscópico com Plasma de Argônio vai muito além do que o simples retorno do emagrecimento. Todo procedimento que visa perda de peso torna-se obsoleto em curto, médio ou longo prazo, caso não se faça paralelamente um trabalho com equipe multidisciplinar.

Como é o procedimento

O procedimento é feito como uma endoscopia, onde o endoscopista passa um cateter com duplo lúmen por dentro do endoscópico, indo até a região a ser aplicada. É disparado uma corrente elétrica por um lúmen do cateter e pelo outro lúmen passa o gás argônio e quando ambos se encontram na ponta do cateter, próximo a mucosa, formam um plasma de coagulação que desnatura o tecido aplicado.

Apenas médicos endoscopistas treinados na técnica e se possível com título de especialista na área endoscópica.

Após o procedimento é necessário seguir uma dieta adequada prescrita de pelo menos 20 dias, muito parecida com a dieta da bariátrica. É necessário tomar um medicamento para proteção do estômago, como um prazol e medicamentos que ajudem na cicatrização do local que foi aplicado o argônio.

Recuperação do Paciente

Um dos objetivos de uma dieta progressiva após a realização do método é reduzir o desconforto após as sessões. Além disso, evita que os alimentos traumatizem essa área cauterizada e possa causar vômitos, sangramento e úlceras, que são possíveis porém raras complicações do método.

Existe um baixo risco de desenvolver uma cicatrização mais intensa no procedimento e ter um estreitamento da anastomose acima do esperado. Neste caso, pode ser preciso dilatá-la novamente por endoscopia, sendo este um novo procedimento diferente deste.

Fale Conosco Agendar Consulta