Tudo sobre Gastroplastia Endoscópica
O tratamento por Gastroplastia Endoscópica atende a pacientes com obesidade Grau I, II e III que não são candidatos à cirurgias bariátricas convencionais.
O que é Gastroplastia Endoscópica
A gastroplastia endoscópica é um procedimento de redução de estômago utilizando a técnica de sutura endoscópica, sendo minimamente invasivo e realizado em cerca de 60 minutos, por endoscopia sem cortes ou necessidade de internação.
Como funciona
Através do dispositivo endoscópico Overstitch, conectamos ao aparelho de Endoscopia e realizamos uma Sutura Endoscópica. O objetivo é reduzir o volume do estômago em torno de 70% do tamanho, em formato tubular semelhante à técnica de cirurgia bariátrica tipo Sleeve, porém sem cortes ou amputação do órgão.
Utilizamos a técnica mais moderna e avançada de sutura, com grande quantidade de Fios e Plasma de Argônio, para gerar a melhor redução e aderência do estômago suturado.
Quais os benefícios
Seguindo o padrão mais avançado de sutura, alcançamos os melhores resultados de perda de peso de 20 a 35% do peso total, por um tempo mais prolongado médio de 2 anos, podendo chegar a 5 anos de redução, segundo alguns estudos recentes e nossa experiência profissional.
Por se tratar de um método operador dependente, a qualidade da técnica e a experiência da equipe influi diretamente nos resultados.
O paciente é liberado no mesmo dia do procedimento, onde inicia uma dieta progressiva, chegando a perder de 10 a 15 quilos no primeiro mês e mantendo perda de peso acelerada mensal e progressiva.
Todos os nossos tratamentos são acompanhados com uma equipe multidisciplinar de médicos, nutricionista e psicólogo. Criamos um protocolo individualizado e diferenciado nos mais de 17 anos de experiência, já tendo realizado mais de 1000 procedimentos no Brasil, treinando mais de 100 novos profissionais de saúde para capacitação na técnica.
Reduz cerca de 20 a 35% do peso total com sustentação de peso prolongada.
PARA QUEM É INDICADO
Pacientes com IMC acima de 30, para todos os níveis de Obesidade Grau I, II e III, que desejam uma oportunidade minimamente invasiva e reversível, que não desejam realizar uma cirurgia bariátrica. É indicado também para pacientes que já realizaram qualquer tipo de cirurgia bariátrica, tipo Sleeve e Bypass, e apresentaram reganho de peso.
PARA QUEM NÃO É INDICADO
Pacientes com doenças graves e raras, tais como distúrbios graves de coagulação, varizes de esôfago avançadas, insuficiência hepática descompensada, dentre outras. Todos os nossos pacientes são avaliados por especialistas antes de serem aprovados ao procedimento.
Como é o procedimento
1 - GASTROPLASTIA ENDOSÓPICA PRIMÁRIA
Realizada em todos os pacientes com qualquer grau de Obesidade crônica com IMC >30 em diante, registrado na ANVISA desde 2017, ou Sobrepeso com IMC >27, segundo o Consenso Brasileiro desde 2019.
A técnica consiste em realizar uma redução do estômago por endoscopia, reduzindo em torno de 70% da sua capacidade total. O objetivo da técnica é formar um aspecto tubular, utilizando o máximo de fios possíveis e o plasma de argônio, para potencializar a fibrose (cola natural do corpo) e aumentar a sua durabilidade.
O efeito de emagrecimento dura em torno de 2 anos, podendo ser prolongado por até 5 anos, segundo estudos de acompanhamento de longo prazo, devido à conscientização do paciente em realizar reeducação alimentar como estilo de vida.
O procedimento dura cerca de 45 minutos e o paciente é liberado em torno de 4 horas depois, sem internação hospitalar e rápida recuperação domiciliar em 3 a 4 dias de repouso.
2 - REVISÃO ENDOSCÓPICA PÓS-REGANHO DE PESO | BY PASS
Realizada em todos os pacientes que se submeteram previamente à cirurgia bariátrica tipo Bypass ou similares, que apresentaram reganho de peso ou não atingiram o peso ideal ao longo do procedimento. Existem diversos dados que mostram reganho de peso acima de 40% dos pacientes após 5 anos de cirurgia bariátrica, já que não existe método definitivo que cure obesidade na medicina.
O paciente é submetido ao procedimento por via endoscópica, sem cortes ou cirurgia, para realizar uma nova redução da câmara do estômago reduzido remanescente, assim como da conexão com o intestino (anastomose) que alarga ao longo do tempo. Esse alargamento faz com que o paciente volte a comer em maior quantidade.
O objetivo é realizar a Sutura Endoscópica para uma nova redução do diâmetro e refazer as medidas da cirurgia anterior. Assim, reativamos o emagrecimento acelerado do paciente por mais 2 a 3 anos, alcançando excelente perda de peso de 20 a 35% do peso total. O procedimento dura cerca de 30 minutos e o paciente fica em repouso em torno de 4 horas, sem internação hospitalar, seguindo mais 3 a 4 dias de repouso domiciliar, com rápido retorno às atividades diárias.
3 - REVISÃO ENDOSCÓPICA PÓS-REGANHO DE PESO | SLEEVE
Realizada em todos os pacientes que se submeteram previamente à cirurgia bariátrica tipo Sleeve ou similares, que apresentaram reganho de peso ou não atingiram o peso ideal ao longo do procedimento. Existem diversos dados que mostram reganho de peso acima de 40% dos pacientes após 2 anos desta cirurgia bariátrica, já que não existe método definitivo que cure obesidade na medicina.
O paciente é submetido ao procedimento por via endoscópica, sem cortes ou cirurgia, para realizar uma nova redução da câmara do estômago reduzido anteriormente, que alarga e volta a crescer ao longo do tempo. Esse alargamento faz com que o paciente volte a comer em maior quantidade e perca a saciedade precoce.
O objetivo é realizar a Sutura Endoscópica para uma nova redução do diâmetro do estômago operado e refazer as medidas da cirurgia anterior. Assim, reativamos o emagrecimento acelerado do paciente por mais 2 a 3 anos, alcançando excelente perda de peso de 20 a 35% do peso total. O procedimento dura cerca de 30 minutos e o paciente fica em repouso em torno de 4 horas, sem internação hospitalar, seguindo mais 3 a 4 dias de repouso domiciliar, com rápido retorno às atividades diárias.
Recuperação do Paciente
Os pacientes são submetidos ao procedimento por Endoscopia, sem cortes, sem cirurgia ou amputação definitiva do estômago. Por isso, os pacientes conseguem ter uma rápida recuperação e não requer internação hospitalar. Os procedimentos duram cerca de 30 a 60 minutos, seguidos de 4 horas de repouso pós procedimento. Logo em seguida o paciente é liberado para casa, iniciando repouso domiciliar de 3 a 4 dias. Após este período, o paciente está apto a voltar às suas atividades diárias.
Após o procedimento de sutura endoscópica, iniciamos uma dieta progressiva por 45 a 60 dias com nossa equipe de nutrição especializada, levando o paciente à grande perda de peso acelerada nos primeiros meses. O exercício físico aeróbico é liberado após 10 dias e a musculação em torno de 21 dias. O procedimento se torna a melhor opção para quem não deseja interromper sua vida para realizar seu sonho de emagrecimento acelerado e mudança do estilo de vida.